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Histórico
Objetivos
Ação Estratégica

HISTÓRICO

- O Programa ...
O programa Município Digital tem seu desenho construído no interior do programa de desenvolvimento local de Piraí. Em meados da década de 90, o município sofreu um impacto social e econômico com a privatização da Light.

- A Urgência ...
Cerca de 1.200 pessoas foram demitidas e o distrito onde moravam transformou-se numa cidade fantasma. Em um Município com 22.500 habitantes, este número de desempregados pode ser considerado uma catástrofe social que exigiria a decretação de um estado de emergência.

- A iniciativa ...
Por iniciativa da Prefeitura, estruturou-se um programa de desenvolvimento local gerando, em quatro anos, um número de postos de trabalho equivalente ao de desempregados a partir do processo de privatização da Light.

- Dar a Volta Por Cima ...
Através do condomínio industrial, da formação do pólo de piscicultura e de cooperativas, o município deu a volta por cima. Dar a volta por cima foi o título do estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Com base neste estudo, a Prefeitura ganhou em 2001 o Prêmio Gestão Pública e Cidadania da Fundação FORD e FGV-SP.

- O Prêmio ...
Este prêmio, uma iniciativa conjunta da FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS e da FUNDAÇÃO FORD, reconhece e dissemina inovações na administração e prestação de serviços públicos por governos municipais, estaduais e por organizações próprias dos povos indígenas.

- A Visão ...
Este programa foi desenhado de forma integrada, identificando quatro frentes: governo, educação, comunidades e empresas.

A partir desta visão, que integra redes governamentais a redes comunitárias e corporativas, foi construído o quadro lógico do programa.

OBJETIVOS

 

- Objetivo do Programa
O programa visa a democratização do acesso aos meios de informação e comunicação, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social e ampliando os horizontes da cidade.

- Objetivos Específicos
• Democratizar e otimizar o uso dos recursos tecnológicos da informação e da comunicação para colaborar na produção e socialização do conhecimento;
• Modernizar e racionalizar a administração pública;
• Disseminar uma sociedade da informação e do conhecimento e impulsionar atividades que possibilitem à comunidade uma incorporação mais ágil deste novo conceito, de modo que:

Viabilize o desenvolvimento social e facilite o acesso à formação e à informação para todos;

Assegure a disponibilidade e o acesso às novas tecnologias;
Elimine as barreiras físicas do acesso à informação.

• Garantir a coordenação e regulamentação dos esforços para criar uma estrutura física de acesso lógico e alto desempenho a ser utilizada também pelas ações de Inclusão Digital.

AÇÃO ESTRATÉGICA

A partir deste quadro lógico foram estabelecidas ações estratégicas:

• Revisão do marco lógico do Plano Estratégico de Desenvolvimento Local, integrando a visão de Município Digital;
• Participação e engajamento de vários atores e comunidades organizadas em torno de um processo virtuoso de melhoria das condições sociais, econômicas, ambientais, culturais e políticas dos municípios;
• Articulação entre os setores Público e Privado e o Terceiro Setor, visando a integração de uma agenda positiva de tomada de decisão sobre o uso dos recursos e potencialidades locais;
• Formação de Conselho da Cidade que integre ações do Plano Estratégico e incorporando Plano Diretor e Agenda 21 Local.