A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

PROJETO SALVE O RIO PARAÍBA DO SUL

- Paraitinga e Paraibuna, como nasce o Rio Paraiba do Sul?

Nosso ponto de partida foi a cidade de Silveiras, situada no vale histórico do interior paulista a 221 quilômetros de São Paulo, antiga rota dos tropeiros da época do café. Com nosso 4x4, iniciamos a subida de uma boa estrada de asfalto em direção ao Bairro dos Macacos. Depois de alguns quilômetros, bifurcamos numa estradinha de terra em péssimas condições onde só é possível chegar de 4x4. Com a tração engatada na reduzida, tínhamos o objetivo de chegar próximo a uma das nascentes do Rio Paraitinga. Depois de passar por grandes erosões, subidas muito inclinadas e trechos bem pedregosos, chegamos a altitude de 2400 metros num rancho onde Seu Toninho nos esperava com os cavalos já celados.

Gilvan, seu Toninho e eu partimos para a cavalgada e Cristina e Sílvio nos acompanharam de mountain bike. Depois de 6 horas cavalgando e pedalando pelos campos de altitude e com a visão espetacular da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, bebemos em uma bica uma água gelada e límpida, ou seja, de uma das nascentes do Rio Paraitinga. Em um potinho guardamos essa água com o intuito de levá-la até a foz do Paraiba. Em outro frasco, coletamos nossa primeira amostra para análise.

O Rio Paraitinga passa por cidades históricas como São Luís do Paraitinga, que conserva um dos maiores conjuntos arquitetônicos do estado de São Paulo e pela represa de Paraibuna e juntamente com o Rio Paraibuna formam o Paraiba do Sul.

Na Rodovia dos Tamoios, que liga São José dos Campos a cidade litorânea de Caraguatatuba nas proximidades da cidade de Paraibuna (a 124 km de São Paulo), chegamos ao lugar conhecido como Alto da Serra e remamos com uma canoa em um dos braços formadores da Represa de Paraibuna. Depois de atravessar uma tirolesa sobre o Rio deparamos com uma linda cachoeira, e de caiaque conhecemos o lago da Represa de Paraibuna, que contém ao seu redor uma porção da Mata Atlântica bem preservada, com cachoeiras escondidas e vários pássaros no seu entorno. Desse ponto em diante, nasce o Rio Paraiba do Sul.

Guilherme Rocha coleta água na nascente (Silvio Oliveira)
Em busca da Nascente do Rio Paraíba (Guilherme Rocha)

Home Página Anterior