A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

PROJETO SALVE O RIO PARAÍBA DO SUL

- Campos, Tartarugas a Caminhos da Foz

Campos de Goytacazes, norte fluminese, conta com uma população de cerca de 400 mil habitantes e é nossa última parada antes de chegar a foz do Rio Paraíba.

Coletamos mais uma amostra de água e após sua análise, pudemos constatar que, apesar da concentração de atividades agrícolas em alguns trechos e do aumento da poluição fecal que vem de importantes afluentes como os Rios Pomba e Muriaé (que fazem parte de sub-bacias mineiras) e Dois Rios (com seus efluentes Negro e Grande, sendo que este último recebe toda a carga poluidora relativa aos despejos industriais e domésticos do município de Nova Friburgo) a qualidade de suas águas que chega no mar é razoável.

Breno, Silvio e eu visitamos uma base do Projeto Tamar, importante entidade que cuida da preservação das espécies de tartarugas marinhas. Em todas as praias do litoral fluminense, consequentemente também na foz do Rio Paraíba, há desova desse réptil com características da época pré-histórica.

Juntamente com os biólogos e vários alunos que participam de um projeto de educação ambiental do Tamar, seguimos com duas caixas repletas de filhotes de tartarugas recém nascidos. Após uma palestra sobre cuidados de preservação, participamos de um momento mágico de soltura dos filhotes.

Na praia de água barrenta, influenciada pelo Rio Paraíba, começa uma grande luta pela vida: de cada mil filhotes soltos, somente 2 conseguem chegar na vida adulta. Um índice natural da espécie que torna sua continuidade um grande desafio.

Tartaruga Marinha a caminho da Foz (Breno Asssumpção)

Preparando para atravessar a Foz do Paraíba
(Guilherme Rocha)

Home Página Anterior