A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

PROJETO SALVE O RIO PARAÍBA DO SUL

- O Rio Paraíba pede Socorro – Conclusão Final

Segundo Nathan Barile Neves, sanitarista com mais de 30 anos de experiência em estudos sobre o Rio Paraíba, atuando na FEEMA e diretor da ESAMUR depois de analisar o gráfico de resultados apresentados com a coleta de amostra de água por todo o Rio Paraíba e considerando sua experiência, ele alerta:

“A qualidade da água do Rio Paraíba vem regredindo em função da carga orgânica de poluição lançada no Rio e existe uma grande necessidade do tratamento de esgoto das cidades de sua bacia e uma necessidade imperativa da educação ambiental para que as comunidades ribeirinhas não lancem lixo no rio.

Comparando as analises feitas há vinte anos atrás com as atuais, é um fato que a qualidade da água vem caindo vertiginosamente. Tenho guardado um dado da quantidade de oxigênio dissolvido em um trecho do rio, que atualmente é 40% menor, isso explica o sumiço de alguns peixes nobres.

Se a carga orgânica lançada no Rio Paraíba continuar nessa escala progressiva, eu acredito que daqui 05 (cinco) anos o tratamento de água pode ser inviabilizado por fator de custo, ou seja, a água passará a ser artigo de luxo. Nós temos que tomar uma providência urgente, não só dos sanitaristas, dos políticos e dos técnicos, mas da população como um todo.

Na hora que o Rio Paraíba morrer a população do seu entorno vai sucumbir juntamente com ele.” - Nathan Barile Neves é Pós-graduado em Físico-química, Bacteriologia e Tratamento de Água pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz

Guilherme derramando a amostra de água límpida da nascente em sua foz (Silvio Oliveira)

Home Página Anterior