A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

PROJETO SALVE O RIO PARAÍBA DO SUL

- Remando na travessia dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro

Nossa próxima parada foi na cidade do Vale Histórico do Paraíba, São José do Barreiro/SP. Com dois caiaques oceânicos sobre nossa pick-up, atravessamos a cidade que teve importância histórica no escoamento de ouro vindo de Minas Gerais e logo após com as poderosas fazendas de café.

Nosso destino foi o lugar chamado de Porto de Bocaina, nas margens da porção paulista da represa do Funil. Antes de retirar os caiaques, fizemos uma puxada trilha de mountain bike para avistar do alto o caminho de nossa remada. Depois do down hill, que garantiu a boa dose de adrenalina, largamos nossas mountain bikes e iniciamos a montagem de todos os equipamentos para a travessia de caiaque entre São Paulo e Rio de Janeiro. Barracas, mantimentos, saco de dormir, fogareiro, entre outros, foram acondicionados em sacos estanques e inseridos nas escotilhas que dão acesso ao interior do casco dos caiaques. Nossa tripulação formada por Cristina, Fabrício, Pat Linger, Silvio e eu utilizava dois caiaques oceânicos duplos e um simples. Depois que checamos a carta topográfica (mapa), programamos o GPS (Global Position Satelite), vestimos as saias (roupa de neoprene que veda a entrada de água entre o corpo e a boca do caiaque), finalmente começamos a travessia deixando para trás o Porto de Bocaina. O céu tinha nuvens de coloração roxa e vimos no horizonte vários raios indicando a chegada da tempestade. Depois de meia hora de canoagem, o vento aumentou muito provocando ondas de mais de um metro. Quando os raios começaram cair, era sinal, que por segurança, devíamos sair da água e montar acampamento. A essa altura já estávamos no estado carioca, depois de percorrermos quase 10 quilômetros de canoagem.

No Rio de Janeiro, a bacia abrange 63% da área total do estado contendo 53 municípios.

Acordamos bem cedo com um dia lindo, tomamos o café da manhã e tínhamos duas tarefas a cumprir: coletar uma amostra da água do Rio Paraíba em uma porção da represa longe da concentração populacional humana e continuar remando até o município de Itatiaia onde encontramos com o Casal Moss e seu hidroavião…

Cruzando os estados de SP e RJ (Guilherme Rocha)
Preparativos para a pedalada em Bocaina (Silvio Oliveira)

Home Página Anterior