A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

PROJETO SALVE O RIO PARAÍBA DO SUL

- O Casal Moss e seu Hidroavião no Projeto Brasil das Águas

Depois de algumas horas de canoagem e uma bela paisagem tendo ao fundo o Pico das Agulhas Negras, encerramos nossa travessia de caiaque entre São Paulo e Rio de Janeiro. Após algum tempo de espera, ouvimos ao longe o motor do Talha-mar, ou seja, o hidroavião do Casal Moss que foi batizado com esse nome devido à semelhança da ave do centro-oeste brasileiro que passa sobre a lâmina da água e com seu pico capta alimentos. O Talha-Mar fez um vôo de reconhecimento sobre o reservatório da represa, perdeu altitude e encostou sua “barriga” para coletar mais uma amostra de água. Assim como no Projeto Brasil das Águas, que mapeou a qualidade das principais bacias hidrográficas brasileiras, a amostra coletada começou a ser processada na mesma hora, por Margi Moss, no interior do hidroavião. Mais um sobrevôo e novamente sua barriga tocou a lâmina d’água, só que como uma lancha, ele se aproximou de nossos caiaques.

Após as boas vindas, observamos que a represa tinha uma coloração esverdeada. O reservatório de Funil está em rápido processo de eutrofização, apresentando floração de algas com freqüência crescente, ou seja, as algas baixam o índice de oxigênio da água ameaçando a vida aquática ali existente.

Conversamos bastante com Gerard e Margi Moss sobre o Projeto Brasil das Água e sua grande importância. O Casal Moss, durante 14 meses, mapearam a qualidade das águas das bacias hidrográficas do nosso país. Foram 120 mil quilômetros (distância suficiente para dar 2 voltas ao Mundo) e 1160 amostras recolidas.Todos nós terminamos o dia com uma animada e bonita canoagem.

Casal Moss participa do Projeto Salve o Rio (Silvio Oliveira)

Home Página Anterior