A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

DESAFIO DO TITIKAKA

Puno é a maior cidade situada às margens do Lago Titikaka e é considerada a capital peruana do folclore.Desta vez resolvemos mudar nosso hábito de viagem, pois ao invés de dormimos na nossa barraca ou em algum hotel, dormimos em casas de famílias que vivem em função do lago. Uma boa oportunidade para interagir com os costumes dos nativos. Nós deitamos literalmente sobre o Lago Titikaka, flutuando em uma ilha construída de vegetação chamada de totora: a ilha de Uros. Seu processo de construção mostra como o homem se adequa em qualquer condição - são cerca de 300 famílias morando sobre a totora, em função do turismo ou da caça de aves e pesca.

A ilha flutuante tem em sua base cerca de um metro de raiz de totora e sua superfície é forrada completamente como se fosse um tapete pelos ramos da mesma planta. Há grandes estacas fincadas no fundo do lago e todo um processo de amarração, que assegura que o complexo flutuante não derive ao sabor do vento. Na sua superfície, que pode chegar até a 100 metros quadrados, vivem famílias inteiras, sendo que as casas são dispostas nas laterais e ao centro há um pátio. O curioso é que quando chega um grande barco as ondas são sentidas na ilha toda.

Foi numa dessas casinhas de totora que ficamos duas agradáveis noites. Elas têm cerca de dois de largura por quatro metros de comprimento. O interior é muito simples, as camas não existem, são apenas esteiras ao chão, as roupas ficam todas ou num canto amontoadas ou penduradas no teto. Os poucos pertences que eles têm ficam em uma caixa em outro canto. Banheiro, pelo que percebemos, não existe, e a cozinha fica do lado de fora em uma pequena oca de forma cônica, sendo possível entrar somente abaixado.

A simplicidade e a hospitalidade da família de Miguel, fez com que nos enturmássemos rapidamente, principalmente com a criançada. Não demorou muito nós já estávamos jogando bola com elas (crianças de 5 a 11 anos), um Brasil X Peru em plena Ilha de Uros. Elas se divertiram muito, e apesar da dificuldade de respirar nos 3812 metros do lago eu senti voltar ao tempo, que legal!!! Depois elas nos ensinaram como remar uma canoa construída de totora e fomos armar a rede para garantir o pescado do dia seguinte. Nossas refeições foram baseadas em arroz, batata cozida e é claro, peixes.

Mais tarde conversei bastante com o Miguel e ele disse que ali não há roubos, não há poluição, barulho, não existe fome, as pessoas são boas -¨são poucos, mas elementos essenciais para a nossa felicidade, e aqui existe de sobra¨- diz Miguel.

 

<< VOLTAR

A Expedição Desafio do Titikaka teve o patrocínio:
Industrias Nucleares do Brasil, Powerbar, Caloi

Apoio:
Tribo dos Pés, Osklen, Curtlo / Cordura, Prefeitura de Resende

Fotos:
Fábio Correa Guedes, Guilherme Rocha

Dados do Titikaka

• Mais alto navegável do Mundo a 3812 metros pertencente ao Peru e Bolívia
• Superfície de 8300 metros quadrados
• 87 Ilhas sendo que a maior é a Ilha do Sol na Bolívia com 37 km quadrados
• Maior Comprimento = 165 km
• Maior Largura = 65 km
• Salinidade 0,98% comparando o Atlântico tem 36 % de salinidade e o Mediterrâneo 38 %
• Profundidade Máxima 274 metros

Home Página Anterior