Barra Mansa teve o território desbravado em   fins do século XVIII, formando-se o núcleo original às margens dos caminhos das   tropas que demandavam o interior do país. O povoado passou a atuar como base de   abastecimento dos fluxos migratórios desencadeados pela mineração.
                                
Graças à excelente posição geográfica, o local foi perdendo o caráter de   ponto de pousada e passou a expandir as funções comerciais. A conseqüente   atração de colonos para suas terras, no início do século XIX, fez com que o café   despontasse como principal produto.
                                Em 1832, o governo decretou a criação do município, com desmembramento de   terras de Resende. Em 1857, a vila de Barra Mansa foi elevada à categoria de   cidade. A exaustão dos solos mais férteis e a liberação do braço escravo   provocaram o declínio da cafeicultura e o êxodo rural. A cultura do café cedeu   lugar à pecuária de corte extensiva, evoluindo posteriormente para a produção   leiteira.
                                No final da década de 30, teve início o desenvolvimento industrial do   município, com a implantação de setores ligados às indústrias alimentares. O   grande marco da expansão industrial no Brasil, deflagrada no pós-guerra, foi   representado pela instalação, na década de 40, da primeira usina da CSN, em   Volta Redonda, na época ainda distrito de Barra Mansa. A indústria metalúrgica e   mecânica se estabeleceu na década de 50.
                                A cidade foi formada na margem direita do Rio Paraíba do Sul e cresceu   longitudinalmente ao longo do mesmo. Na década de 40, surgiram soluções   verticais e os bairros residenciais alastraram-se e ocuparam vales próximos e   áreas distantes.
                                Barra Mansa e Volta Redonda, juntas,  exercem influência direta sobre grande   parte da Região do Médio Paraíba, bem como sobre a porção meridional do   Centro-Sul fluminense. Devem tal condição ao fato de abrigarem conurbação,   representada pelas duas sedes. O crescimento está relacionado à implantação da   CSN, que desempenhou papel multiplicador na atividade industrial da região, com   conseqüente aumento de serviços.
exercem influência direta sobre grande   parte da Região do Médio Paraíba, bem como sobre a porção meridional do   Centro-Sul fluminense. Devem tal condição ao fato de abrigarem conurbação,   representada pelas duas sedes. O crescimento está relacionado à implantação da   CSN, que desempenhou papel multiplicador na atividade industrial da região, com   conseqüente aumento de serviços.
                                De acordo com o estudo do Índice de Qualidade dos Municípios, desenvolvido   pelo CIDE, Barra Mansa é um dos centros regionais dinâmicos que, juntamente com   Resende, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Cabo Frio e Teresópolis, forma um   grupo com forte presença em porções específicas do território   fluminense