A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA


Impressões I Ecossistema I História I Cachoeiras I Trilha do Ouro I Esportes I Dicas

ECOSSISTEMA

As particularidades do Parque Nacional da Bocaina marca a complexidade de seu ecossistema. Seu domínio começa ao nível do mar assumindo características da Mata Litorânea, mas também alcança altitudes de 2.132 metros, sendo o Pico da Boa Vista, ou Pico do Tira Chapéu o seu ponto culminante. Portanto, sua vegetação e fauna tem aspectos dos Campos de Altitude, da Mata Atlântica e da Mata Litorânea.

Sem dúvida, o patrimônio desta unidade de conservação é a Mata Atlântica, sendo a maior extensão contínua restante no Brasil. A Mata Atlântica é o conjunto de ecossistemas de maior índice de biodiversidade conhecido, considerado Patrimônio da Humanidade através da nomeação de Reserva da Biosfera pela UNESCO, em 1992 e mesmo assim percorrendo as extensões da Serra da Bocaina notamos como é preocupante o desmatamento.

Entre a flora podemos destacar o pinheiro-bravo, oléo-vermelho, cedro, açoita-cavalo, oléo-pardo, bromélias, xaxim, o palmito que vem sendo amplamente devastado nesta região entre outras espécies.. A rica fauna está representada pelo macaco-prego, sagüi, mono-carvoeiro, ouriço-cacheiro, preguiça, veado, onça pintada, suçuarana e etc. entre os mamíferos. Entre as aves, destacam-se, gavião-pega-macaco, gavão-de-penacho, jacutinga, tucano-de-bico-preto, macuco, jacú e a ameaçada harpia, a maior ave do Brasil que ainda é possível flagrar voando livremente nos céus da Bacaina.

O clima (tropical super úmido) é marcado pela acentuada pluviosidade principalmente no verão e nas grandes altitudes pelo rigor do inverno em que as geadas proporciona bonitos espetáculos.


O show de cores da vegeteção
Foto: Guilherme Rocha

Home Página Anterior