A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA


Impressões I Ecossistema I História I Cachoeiras I Trilha do Ouro I Esportes I Dicas

HISTÓRIA

Foi em no século XVIII com o Ciclo do Ouro que a região chamada hoje de Vale Histórico começou a ser explorada, principalmente com o transporte no lombo de mulas do ouro de Mias Gerias que era escoado para Parati/RJ e deste porto para a Europa. A conhecida Trilha do Ouro tem então sua origem, sendo construída pelos escravos com grandes blocos de pedras chamados de "pé de moleque". Até hoje é possível ver vários trechos do calçamento da época dourada, um mergulho no passado.

Com o declínio da mineração em Minas Gerais, o Ciclo do Café vive seu apogeu. Cidades como Silveiras, Queluz, Areias, São José do Barreiro, Arapeí, e Bananal foram de grande importância para história e ali estavam reunidas as maiores riquezas de nosso país. Em 1932 aconteceu nestas cidades fatos que culminaram da Revolução Constitucionalista em São Paulo.

Visitar a Fazenda Pau D"alho de 1817, é como voltar no tempo e presenciar detalhes do Ciclo Cafeeiro.
Fundada por João Ferreira de Souza (fundador de São José do Barreiro/SP) chegou a receber a visita do ilustre D. Pedro I alguns dias antes (17 de Agosto de 1822), da independência do Brasil onde foi recebido com uma luxuosa recepção.
Em 1968, todo o conjunto arquitetônico da fazenda foi tombado pelo patrimônio Nacional e Estadual. A Fazenda passou ultimamente por um minucioso trabalho de restauração e hoje é um marco histórico que se destina a atividades culturais e ecológicas. As visitas funcionam das 9h às 17h, fecha às segundas.
Informações: (12) 577-1310.


O calçamento "pé de moleque" da Trilha do Ouro
Foto: Guilherme Rocha

Home Página Anterior