A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA


Impressões I Ecossistema I História I Cachoeiras I Trilha do Ouro I Esportes I Dicas

CACHOEIRAS

Banhar-se em águas cristalinas e límpidas, esta é uma das boas opções do Parque Nacional da Bocaina. Mas vale enfatizar também, que cidades como Arapeí, Bananal, Formoso também possuem deliciosas quedas. Para quem possui um pouco mais de tempo, vale a pena explorar estes lugares.

Cachoeira de Santo Izidoro

Esta é a cachoeira mais próxima da entrada principal do parque. Basta seguir a "estradinha" parque a dentro, cruzar o primeiro rio e daí uns 5 a 10 minutos observa-se a entrada pela esquerda. A própria entrada já seduz os olhos caminhando em meio a um bosque cheio de árvores, bromélias e som dos pássaros. Depois de alguns metros você começa a caminhar com o rio a sua esquerda. A trilha é única e não há dúvidas. Descendo, já torna-se possível ver as primeiras quedas e o barulho provocado pela queda maior. O interessante é que o acesso (trilha) ao poço da queda principal, passa bem ao lado da cachoeira. Sua queda é majestosa e tem cerca de 70 metros. O poço é bem amplo e o banho é convidativo.


A cachoeira de Sto Izidoro
Foto: Guilherme Rocha

Cachoeira das Posses

A Cachoeira das Posses fica cerca de 8 km da entrada principal do Parque Nacional da Bocaina. O acesso pode ser feito caminhando, utilizando uma moto ou veículo 4x4 (desde que com permissão). Para aqueles que vão caminhando, depois de algum tempo após passar a Cachoeira de Santo Izidoro, vale pegar um atalho à esquerda marcado com "totens" (pedras uma sobre as outras). Ao chegar próximo a cachoeira das Posses é preciso ter atenção com a entrada que fica do lado esquerdo em uma pequena estradinha (um pouco maior que uma trilha) com grandes árvores nas margens. Assim que entrar, nos primeiros metros no lado direito observará uma pequena casa de alvenaria, sendo um ótimo lugar para acampar. Siga em frente e encontrará os escombros de outra casa, vire a direita e continue até achar a cachoeira.


A Cachoeira das Posses
Foto: Guilherme Rocha

Cachoeira do Veado

Tranqüilamente a Cachoeira do Veado pode ser considerada uma das mais bonitas da região Sudeste além de ser um cartão postal da Serra da Bocaina. Geralmente ela é visitada por aqueles que fazem a Trilha do Ouro por ser bem distante da entrada principal, cerca de dois dias de caminhada. Também é possível chegar de moto ou bem próximo com um jeep 4 x 4 desde que o motorista tenha boa experiência em trilhas, pois o trajeto é bem acidentado com atoleiros e dificuldades. A cachoeira forma duas quedas que facilmente ultrapassa os 100 metros. O lugar ao redor da cachoeira também é muito bonito e ideal para o camping.


Visão da grande queda da Cachoeira do Veado
Foto: Guilherme Rocha

Home Página Anterior