A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

CHAPADA DIAMANTINA

Impressões I Lençois I Vale Pati I Marimbus I Pratinha | Chapada Norte | Poço Encantado | Igatu | Buracão | Dicas

Impressões - Expedição Bandeirantes da Chapada

Lembra daquela antiga história que os garimpeiros exploravam cada canto das grutas, rochas e leitos dos rios em busca da tão sonhada jazida que os tornariam ricos da noite para o dia?

Pois é, muitos anos se passaram e ainda podemos encontrar pessoas perseguindo esta riqueza que, milagrosamente, ainda existe e aflora nestes mesmos solos. Só que a natureza, tão esperta e inteligente, produziu uma riqueza maior ainda que estes homens não valorizaram na época...

Por volta do século 17, as bandeiras portuguesas desbravaram o interior da Bahia em busca de riquezas minerais e além de ouro e principalmente diamante, os bandeirantes encontraram uma natureza de cenário deslumbrante destacando-se pelas formações semelhante a uma mesa, ou uma chapa.

O lugar batizado como Chapada Diamantina já não tem mais o brilho dos diamantes, porém ainda perdura sua maior riqueza...

Desta vez, a Chapada da Diamantina foi palco de um trabalho diferenciado de exploração.

Nosso objetivo foi mergulhar na história da região, percorrendo a rota formada pelo ciclo do diamante e ouro. Mas, ao invés de cavalos e jegues, entraram em cena as bikes, caiaques infláveis, as modernas botas de trekking e máquinas fotográficas!

A dose de aventura não parou por aí: fizemos rapel em uma caverna de mais de 100m de altura, mergulhamos em lagos transparentes dentro de cavernas e pudemos participar de uma verdadeira interação entre ESPORTE, NATUREZA e HISTÓRIA.

Nossa busca não se limitou somente aos tradicionais roteiros turísticos da Chapada, conhecemos também uma Chapada que pouquíssimos conhecem, a Chapada Norte.

Parque Nacional da Chapada Diamantina está localizado entre os municípios de Lençóis, Andaraí, Mucugê, Ibicoara e Palmeiras, na Bahia e sua área de 152 mil hetctares.

A base da expedição foi uma pick up 4x4 S10 equipada com todos os itens desta aventura. Rio de Janeiro foi o ponto de partida e após 1 dia e meio e 1500Km de viagem por estradas perigosas e cheias de buracos, chegamos na cidade de Lençóis, considerada a “capital” da Chapada da Diamantina.

Já é a segunda vez que estive na Chapada e voltei com uma certeza que a Chapada Diamantina é um dos lugares mais bonitos do Brasil e que retornarei em breve para encontrar outros destinos ainda desconhecidos e feitos pelas mãos da natureza.

Home Página Anterior