A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

TRAVESSIA SERRA NEGRA– do Planalto das
Agulhas Negras a Visconde de Mauá

Impressões I História I Dicas I Travessia I Onde Ficar | Planilhas - Croquis

DICAS

Transporte

A "logística" é um dos principais problemas da travessia, isto porque o ponto de partida dista do ponto de chegada cerca de 106 kms por estradas acessíveis a veículos e não havendo linhas de transportes coletivos convencionais. O ideal, é chegar em Visconde de Mauá, por exemplo, em uma sexta-feira e se hospedar em um dos muitos hotéis e pousadas ali existentes, com preços e opções para todos os gostos. A Mauátur (Associação Turística e Comercial de Visconde de Mauá) possui parcerias com Kombi, Toyota e Micro Ônibus que fazem o transporte de Maromba até a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia. O preço deste transporte sai em torno de R$ 20,00 a R$ 40,00 por pessoa (dependendo do números de pessoas).

A outra opção é dispor de uma pessoa e veículo que deixaria os ecoturistas no início da Travessia (Hotel Alsene – parte alta do Parque Nacional do Itatiaia) e encontrando-os no seu final em Maromba.

Como chegar?

Para chegar em Visconde de Mauá utilize a Rodovia Presidente Dutra (BR 116) com acesso no km 311 entre as cidades de Itatiaia/RJ e Resende/RJ. Siga 5 km pela Rodovia Tramujas Mader onde haverá um trevo com indicações. A partir deste ponto suba a Serra em mais 29 kms, tendo asfalto na sua primeira parte e estrada de terra batida em boas condições ao longo do percurso restante. Assim que chegar em Visconde de Mauá, você terá como opção de hospedagem as vilas de Visconde de Mauá, Maringá ou Maromba (Maromba é o final da travessia).

Camping

Um camping está sendo estruturado na metade do percurso para aqueles que fizerem a travessia em dois dias. Haverá banheiros, banho quente e será oferecido janta e café da manhã.


Campo de Altitude
Foto: Guilherme Rocha

Período Ideal

A travessia pode ser feita durante todo o ano, mas sendo ideal durante os meses de Abril a Agosto. Nos demais meses além de haver maior possibilidade de chuva, em alguns trechos da trilha poderá ter barro.

O que levar:

- Na trilha levar o menor número de coisas possíveis.
- Mochila cargueira;
- Saco de dormir ou manta;
- Agasalho para frio;
- Chapéu, boné;
- Capa de chuva;
- Máquina fotográfica e filmes;
- Calças de tactel ou moletom;
- Objetos de higiene pessoal;
- Roupa de banho,
- Lanterna e pilhas;
- Cantil;
- Bota especial bem confortável para caminhada, já usada anteriormente;
- Camisetas e roupas íntimas para dois dias;
- Roupas limpas e tênis para voltar que pode ser deixadas em Maromba;
- Protetor solar;
- Sacos plásticos para acondicionar roupas e equipamentos, em caso de chuva.

Home Página Anterior