A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

CHAPADA DIAMANTINA

Impressões I Lençois I Vale Pati I Marimbus I Pratinha | Chapada Norte | Poço Encantado | Igatu | Buracão | Dicas

Cânion do Buracão

Partimos de Igatu e logo chegamos na cidade de Mucugê que apresenta seu centro histórico bem preservado, um curioso cemitério bizantino e mais uma infinidade de roteiros de cachoeiras, bonitos vales e diversificada atrações turísticas.

Nosso destino naquele dia foi a cidade de Ibicoara onde se têm um profundo cânion e talvez a mais bonita cachoeira da Chapada Diamantina. Diferentemente de Lençóis que tem a base da economia no turismo, Ibicoara ainda não tem o turismo tão desenvolvido, mas a agricultura está produzindo forte progresso ao município.

A Região, marcada por diferenças sociais, é formada por um extenso planalto que possui picos de até 1.700m, favorecendo a formação de grandes vales e a temperatura, apesar de ser na Bahia, chega a abaixar bastante.

Janu, guia da região e muito atencioso, acompanhou nossa expedição neste dia. Acessamos o Parque Municipal, distante 20 km da cidade, estacionamos a pick-up e partimos para uma caminhada de duas horas sempre beirando o caudaloso rio, tendo no entorno uma vegetação exuberante até que o rio, impressionantemente, entra num cânion e mais adiante despenca no horizonte em um grande “buracão”.

Com cuidado, escalamos uma encosta e chegamos bem perto da beira da imensa queda d´água de 80 metros e paramos para contemplar, novamente, mais um presente da natureza.

Descemos, por numa trilha fantástica, até o pé da cachoeira até chegar no interior do Cânion do Buracão e pudemos sentir como éramos pequenos diante dessa obra da natureza.

Home Página Anterior