A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

TRAVESSIA SERRA NEGRA– do Planalto das
Agulhas Negras a Visconde de Mauá

Impressões I História I Dicas I Travessia I Planilhas - Croquis

IMPRESSÕES

Interligar duas regiões de grande potencial turístico através de um projeto elaborado que permita ao ecoturista vencer 25 quilômetros de caminhada com toda a sinalização e informações necessárias, e é claro, desfrutando de uma paisagem belíssima.

A iniciativa partiu da Mauátur (Associação Turística e Comercial de Visconde de Mauá), com o apoio do Parque Nacional do Itatiaia e projeto elaborado e executado por Guilherme Rocha.

A Travessia da Serra Negra é uma importante ligação entre o Planalto das Agulhas Negras (Parque Nacional do Itatiaia) e Maromba que localiza-se bem próximo à Visconde de Mauá. No início do século os Bandeirantes traçaram este caminho que é utilizado até hoje por mulas que transportam o resultado da produção rural de comunidades como Serra Negra, Fragária, Campo Redondo para Maromba. Não é difícil cruzarmos com mulas carregadas de queijo, mel, mantimentos e recebermos a saudação sempre simpática e alegre do homem do campo. Para os amantes do trekking, a trilha da Serra Negra é tão conhecida na região Sudeste quanto a Trilha do Ouro (Serra da Bocaina), Petrópolis-Teresópolis ou Itaguaré - Marins (Pico dos Mains - Piquete/SP).

Para aqueles que tem maior experiência e desenvoltura no trekking, é possível realizar a travessia em um único dia.


Início da Travessia, a Araucária Típica da Região
Foto: Guilherme Rocha


Poço da Cabeceira do Rio Aiuruoca
Foto: Guilherme Rocha

Home Página Anterior