A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

TRAVESSIA SERRA NEGRA– do Planalto das
Agulhas Negras a Visconde de Mauá

Impressões I História I Dicas I Travessia I Onde Ficar | Planilhas - Croquis

TRAVESSIA

Para realizar a travessia o ideal são dois dias e alguma prática de caminhada. O percurso que tem início ao lado do Hotel Alsene (parte alta do Parque Nacional do Itatiaia), corta o Vale do Airuoca, uma porção da mata chamada Serra Negra, cachoeiras e pequenas propriedades rurais.

São tantos atrativos durante a travessia que o fator distância deixa de ser um obstáculo. No primeiro dia são cerca de 5 horas de caminhada. Depois é montado o acampamento e para aqueles que gostam de luxo, não existem pousadas. No dia seguinte, são mais 6 horas totalizando 25 km de caminhada. A chegada na verdade, é próximo da famosa Cachoeira do Escorrega em Maromba e o banho é como um prêmio. Depois, vale conhecer as vilas de Maromba, Maringá e Visconde de Mauá. Um detalhe interessante pode ser enfatizado por ser um percurso interestadual, ou seja, a travessia tem início do estado de Minas Gerais e termina no estado do Rio de Janeiro.

Podemos chamar a travessia de polivalente, isto porque ela também pode ser percorrida com uma mountain bike, ou até mesmo de cavalo. Para aqueles que desejarem fazê-la com uma mountain bike é imprescindível o uso de capacete e equipamentos de segurança, além de uma boa técnica em descidas de trilhas acidentadas, já que praticamente todo o trajeto é em declive abrupto, exceto no trecho chamado de “Subidão da Misericórdia” onde é preciso carregar a bicicleta por cerca de 1,5 km.

Home Página Anterior