A Sentinela do Deserto, um sonho a 6 mil metros

Rally dos Sertões, uma experiência a alcancede todos...

 
 

TRAVESSIA SERRA NEGRA– do Planalto das
Agulhas Negras a Visconde de Mauá

Impressões I História I Dicas I Travessia I Onde Ficar | Planilhas - Croquis

HISTÓRIA

A colonização da região Médio Rio Paraíba do Sul, começou a ser ocupada pelo homem branco em meados do séc. XVIII. A nação indígena que dominava a região era a dos Puris, mais tarde chega os negros para trabalhar nas lavouras.

A bandeira paulista de Simão da Cunha Gago, vinda de Santos-SP, fixou seu acampamento por volta de 1744 em Campo Alegre da Paraíba Nova (hoje Resende/RJ), a região era o caminho que escoava o ouro de Minas Gerais para Angra dos Reis e daí para a Europa. Acredita-se que a Travessia da Serra Negra originou-se destas bandeiras.

Por volta de 1888, com a abolição da escravatura e o esgotamento das terras a monocultura cafeeira entrou em declínio, chega a vez da pecuária prover a sobrevivência das fazendas. Nessa época houve também a colonização européia ( alemães, suíços, franceses e holandeses) nas terras de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá. Nas suas fazendas se desenvolveu a fruticultura e a criação de pequenos animais. O projeto não alcançou êxito, mas preservou a área em que mais tarde foi criado o primeiro parque nacional do país, o Itatiaia.

Até hoje a travessia é amplamente utilizada por mulas que transportam o resultado da produção rural de comunidades como Serra Negra, Fragária, Campo Redondo para Maromba. Não é difícil cruzarmos com mulas carregadas de queijo, mel, mantimentos e recebermos a saudação sempre simpática e alegre do homem do campo

Home Página Anterior