20 DE NOVEMBRO
- DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Mês
de Novembro reúne os mártires
do povo negro no Brasil, sucumbidos lutando
pela liberdade. Acontecimentos importantes
para todo o povo brasileiro
A traição
e morte dos lanceiros negros em 28 de Novembro
de l844, pelos seus próprios comandantes.
A Revolta da chibata no Rio de Janeiro de
22 de Novembro em l910, liderada por João
Cândido Felisberto, o Almirante Negro.
A Morte de Zumbi em 20 de Novembro, A Revolta
de Vassouras ocorreu em 05 de Novembro de
l838, no Vale do Paraíba no Rio de
Janeiro, mais de quinhentos negros liderados
por Manoel Congo e Maria Crioula, conquistaram
a liberdade, daí ser considerado
o Mês da Consciência Negra.
Na década
de 80, são entidades e movimentos
negros já organizados em vários
estados, destacando o Rio Grande do Sul,
num trabalho de resgate histórico,
resolveram em conjunto, comemorarem em 20
de Novembro, dia da morte de Zumbi, ocorrida
nesta data em 1695, como o dia Nacional
da Consciência Negra.
Zumbi
foi coroinha e se chamava Francisco. Quilombo
dos Palmares durou mais de 100 anos e seu
início foi em torno do ano de l595,
era chamado por quem morava lá de
Angola Janga ou Angola pequena. Foi uma
sociedade complexa, com vários povoados.
O Quilombo de Palmares era na verdade uma
federação de vários
quilombos. Zumbi nasceu lá no território
livre que ficava na serra da barriga, atual
estado de Alagoas, quando o quilombo já
existia há 60 anos. Nasceu Zumbi,
no ano de l655, há indicações
que Zumbi seria descendente de guerreiros
de Bangalas, região onde é
hoje Angola. Em um dos constantes ataques
que Palmares sofreu, Zumbi foi capturado
e entregue ao padre Antonio Melo que o educou,
aos doze anos falava e escrevia português
e latim, com l5 anos ele foge retorna ao
Quilombo e se transforma num dos principais
auxiliares do líder Ganga Zumba.
Oito anos depois, os dois entraram em conflito.
Zumbi foi contra o acordo de paz que o líder
quis negociar com o governador de Pernambuco,
o acordo previa que só seriam livres
os moradores que nasceram lá. Acreditamos
que há uma compreensão errada
a respeito de Ganga Zumba, até hoje
muitos criticam essa atitude de negociar,
no entanto o poder colonial teve que se
curvar e negociar com ele um tratado de
paz. Era sim uma demonstração
de força do quilombo e até
um reconhecimento da autoridade de Ganga
Zumba. No Suriname e na Jamaica acordo de
paz foram celebrados entre o poder colonial
e os escravos para preservar seus territórios
e hoje são 10% da população.
Zumbi
saiu vencedor do conflito com Ganga Zumba
e assumiu o poder do Quilombo dos Palmares,
que prosperou e tornou-se uma verdadeira
nação dentro do Brasil, e
isso incomodava demais os governantes que
tentaram muitas vezes destruí-lo.
Palmares enfrentou as três grandes
potencias da época, Holanda, Portugal
e Espanha que por tempos tiveram suas coroas
unidas. Em 20 de Novembro de l695 Zumbi
é morto em batalha e decapitado como
era de costume na época. Sua cabeça
exposta em praça pública no
Recife. Nascia o principal símbolo
de resistência negra no Brasil.
Em l987
acontece o I Simpósio Afro-brasileiro
do Sul Fluminense em Volta Redonda no Clube
Palmares, três anos depois é
inaugurado o Memorial Zumbi também
em Volta. Em l995, ano do tricentenário
da morte de Zumbi dos Palmares, data comemorada
em todo o Brasil, nasce através do
Professor Eduardo Oliveira o “Hino
Nacional à Negritude Brasileira”,
a cidade de Volta Redonda foi uma das primeiras
fora de São Paulo a adotar o Hino
Em São Paulo. Com representantes
de todo o Brasil, é fundado o Congresso
Nacional Afro-Brasileiro, tantas outras
ações foram postas em pratica
neste ano de l995.
A ONU instituiu o dia 21 de Março
como o dia Internacional pela Eliminação
da Discriminação Racial, nesse
dia, numa ação de repressão
e violência, o regime segregacionista
da África do Sul promoveu o assassinato
de 69 crianças e jovens, todos negros,
em uma escola pública, deixando ainda
l80 feridos. Esse fato passou para a história
como o Massacre de Sharpeville, foi uma
da muitas reações desumanas
da apartheid sul-africano.
A ONU
conclamou a década, l993 a 2003,
como a era de combater as formas novas de
racismo, não teve o resultado esperado,
os conflitos étnicos na Indonésia
fez ressurgir os cortadores de cabeça,
no Brasil jovens racistas de vez em quando
aparecem em operações dantescas.
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