Religiosidade Afro-Brasileira
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A religião de um povo é fator fundamental para a perpetuação de sua cultura, ainda na África o povo negro viu suas religiões serem atacadas pelos europeus. Desde tempos remotos a religião é parte da vida das populações, dados do Diário Oficial mostram que de 40 em l990, o número de casas religiosas afro-brasileiras registradas saltou para 83 em l992. Esse crescimento acompanha o crescimento das organizações dos movimentos negros no Brasil.

Em l988, elas eram 343; atualmente somam perto de 500. Essa relação é explicável, já que a dimensão religiosa é um dos elementos mais fortes de coesão e identidade cultural da população afro-brasileira.
As religiões negras no Brasil, hoje, descendem das culturas nagôs, jeje e banto, e aqui chegam por meio dos escravos vindos da África Ocidental e Austral. Nas regiões de origem, era durante as festas religiosas que os anciãos reuniam os jovens para lhes contar os fundamentos do axé, os itans, ou mitos sobre os orixás, relatando seus feitos e como deviam ser cultuados.

Assim, tanto na África como no Brasil, a maioria dos fundamentos das religiões é passada oralmente e somente para os adeptos iniciados, não existindo registro escrito que permita reconstituir um culto já extinto.

A tradição manda que no candomblé sejam cultuados os elementos da natureza e os ancestrais, desde o primeiro que foi criado. Cada ser humano está ligado a um ou mais dos elementos da natureza, que definem sua personalidade e seu destino. De acordo com os fundamentos, no princípio de tudo havia só Olorum, que criou o mundo e não mais interferiu nele. Foi seu filho Oxalá quem gerou a humanidade, e os orixás, que são entidades protetoras, são os agentes do deus supremo.

Os orixás mais conhecidos são: Exu, o guardião - Ogum, o guerreiro - Oxóssi, o caçador - Ossanha, o dono das folhas - Oxumarê, o arco-íris – Xangô, o fogo - Omolu, as pestes - Iansã, os ventos - Obá, a força das águas – Ewa, dona do sexto sentido - Oxum, água doce - Logum Edé, o caçador e guerreiro - Iemanjá, a senhora dos mares - Nanã, dona das águas lamacentas -.
Oxalufã e Oxaguiã (Oxalá velho e Oxalá jovem).

Os orixás representam deuses que habitam dentro de cada um. Cada pessoa que passa pelos rituais de iniciação “perde” sua identidade civil e sua família carnal para ganhar uma outra, identificada com seu orixá e a sua família de santo. Para o povo do santo o autoconhecimento vem pelas informações sobre seu próprio orixá. Outra diferença marcante entre as religiões cristãs e o candomblé é que o cristianismo faz uma divisão entre o bem e o mal. No Candomblé, o bem e o mal estão presentes em todas as pessoas e em todas as ações, o seu reconhecimento depende do olhar de cada um, e só assim é possível pensar em equilíbrio. Para chegar a esse equilíbrio, porém, é fundamental a compreensão e a assimilação do sagrado. É ele que permite ao homem torna-se inteiro, já que existe em cada um de nós uma porção inexplicável em termos racionais. Quando pela via da religião o homem harmoniza-se no universo, ele se complementa e se expande.

Essa dimensão religiosa da vida dos povos negros, com sua visão de unidade e comunhão com a natureza, não interessava aos senhores de escravos. Era perigosa. Abafando-a, Abafando-a, eles procuravam destruir a identidade dos negros com sua cultura. Por isso, ainda em nossos dias a recuperação da identidade negra passa pela revalorização de suas raízes religiosas. Muito embora, ainda hoje é freqüente o preconceito contra a religiosidade afro-brasileira.

Introdução
Novembro - Mês da Consciência Negra
A escravidão em Lisboa
A luta dos Negros na América do Norte
Índio escravo
Manifestações culturais Afro-Brasileiras
Religiosidade Afro-Brasileira

 

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